Veja como você pode ajudá-lo na socialização sem se afastar dele:
Arrume um companheiro de brincadeiras
A partir do primeiro ano de idade, é hora de começar a socialização do seu filho, com brincadeiras que estimulem a independência dele. Nessa fase, é comum a criança gostar de estar na presença de outras crianças, mas ainda não interagir com elas. Os psicólogos chamam esse comportamento de "brincadeiras paralelas", em que uma criança brinca ao lado da outra, mas sem dividir o mesmo brinquedo.
Faça parte do universo do bebê
É nessa idade que os pais começam a ouvir muito "NÃO" dos filhos, que também começam a usar com frequência os possessivos ("meu carrinho", "minha boneca", "minha vez").
Isso acontece porque esta é a fase que as crianças estão começando a criar sua própria identidade. Não se afaste e procure buscar espaço no universo particular do seu filho. Observe o que ele gosta de fazer e se inclua na brincadeira, respeitando seus limites.
Imitação e identificação
Brincadeiras que envolvem imitações e associações também ajudam o bebê neste processo de formação da identidade. Vocês podem brincar juntos de imitar os bichos, reproduzindo os sons e movimentos corporais, por exemplo.
Outra dica é fazer joguinhos com imagens conhecidas: mostre um livro com figuras familiares para ele e peça para indicar o cachorro, a casa, etc. As musiquinhas e DVDs educativos infantis também vão ajudar no desenvolvimento da linguagem.
Por Paula Bosi, da Home IG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário