Nossa pedagogia

Aprender e brincar, é só começar!


Nossa proposta metodológica tem dois eixos norteadores: as interações e as brincadeiras, as quais devem ser observadas, registradas e avaliadas. Para tanto, proporcionamos interações entre crianças e adultos, crianças entre si, crianças e os brinquedos, crianças e o ambiente, crianças e as famílias. 

Garantimos às crianças experiências com cores e sons; experiências corporais e afetivas; exploração e conhecimento do mundo; experiências expressivas (expressões gestual e verbal); expressões dramática, plástica e musical; audição e recontação de histórias; criação e participação de brincadeiras livres; aprendizagem e estímulo ao cuidado pessoal, à saúde e ao bem-estar.


Pretendemos que nossas crianças sejam capazes de brincar; movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre; expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver amplamente a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão; ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura, sempre apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas.


Nossos objetivos
- Objetivo geral:
  • Acolher a criança de modo que ela se sinta segura e capaz de utilizar o novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendovínculos com as crianças e adultos ali presentes, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando a diversidade e valorizando suas riquezas sociocultural e cognitiva.

- Objetivos específicos:
  • Proporcionar um ambiente onde a criança tenha oportunidade de apropriar-se dos mais diferentes tipos de linguagem construídos pela humanidade (oral, escrita, matemática, corporal, plástica e musical), de acordo com as suas capacidades e necessidades, utilizando-as para expressar o seu pensamento e as suas emoções, a fim de compreender e comunicar-se com as outras crianças e os adultos. 
  •  Oferecer condições para que a criança possa descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com o próprio corpo. 
  •  Possibilitar o desenvolvimento de uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações. 
  • Promover situações que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário